PROGRAMAÇÃO 2024

 

 

GRUPOS DE ESTUDOS


SEGUNDAS-FEIRAS

ESTUDO SOBRE A TEORIA FREUDIANA

Ementa: Reafirmando a impossibilidade de estudar Psicanálise sem a leitura atenta do Texto Freudiano damos continuidade ao nosso percurso de estudo da teoria freudiana tendo como projeto atual de leitura os "Cinco casos paradigmáticos da clínica psicanalítica” na nova tradução da editora Autêntica “Histórias clínicas” da Coleção Obras Incompletas de Sigmund Freud. Ao término do estudo de cada caso clínico buscamos textos lacanianos, ao alcance da leitura do grupo, que tragam observações de Lacan acerca dos mesmos.
Semanal (segundas–feiras)
Hora: 18h às 19:20h
Respondente: Fátima Belo
Celular/WhatsApp: 81- 99877-7235
Próximas leituras: (1953) “O mito individual do neurótico” J.Lacan
“Caso Shereber” Freud – Ed. Autêntica
Realizado através da Plataforma Zoom


TEORIA E CLÍNICA LACANIANA

Estudo do texto: NOVOS ESTUDOS SOBRE O INCONSCIENTE - Charles Melman. Ed. Artes Médicas
Ementa: Nesse livro C. Melman retoma os textos freudianos sobre o sonho e o chiste, para trabalhar a teorização sobre o inconsciente à luz dos avanços desenvolvidos por Lacan ao longo de seu ensino. Inconsciente que, diz ele, como sistema pauta o destino do falaser (parlêtre). O estudo desse texto se faz em consonância com o tema de estudo do ano na instituição, o seminário “Os quatro conceitos fundamentais”, de J. Lacan.
Semanal (segundas-feiras)
Horário: 19:40h às 21h
Respondentes: Amélia Lyra, 81- 99996-0192 e Fátima Belo 81- 99877-7235
Presencial e pela plataforma Zoom



QUARTAS-FEIRAS

ADOLESCÊNCIA: o que essa clínica pode ensinar aos psicanalistas?

Ementa: Considerando a importância atual na Clínica Psicanalítica das questões relacionadas às identificações, à posição sexuado e às questões de gênero, em particular na clínica da criança e do adolescente, estamos lendo textos do livro “As homossexualidades na Psicanálise”.
Afirmam os organizadores do referido texto. “Com os avanços desencadeados pelo evento de Stonewall, houve um giro de discurso e o amor que não ousava dizer seu nome ganhou direito de cidadania”. Afirmam que com os artigos mostrarão os efeitos desse giro discursivos no mundo e, também, no movimento psicanalítico. Os organizadores questionam em que a Psicanálise tem contribuído no debate com a sociedade sobre esse tema, convidando os psicanalistas a retomarem os conceitos de Freud e Lacan para trazerem à luz para a sociedade o que Psicanálise com sua ética e seus conceitos norteadores de uma clínica do sujeito do desejo tem a dizer hoje sobre as homossexualidades”.
Em seguida iniciaremos o estudo do texto “Disforia de gênero”.
Primeiras e terceiras quartas-feiras do mês
Horário: das 17:00 às 18:30h
Livro: “A querela do gênero- uma abordagem psicanalítica” – Ed. Ágalma
Respondentes: Fátima Belo 81- 99877-7235 e Josilene Xavier 81- 99962-1345
Realizado através da Plataforma Zoom

A ANGÚSTIA – SEMINÁRIO X DE LACAN

Ementa: Seminário realizado por J.Lacan nos anos 1962-1963, no qual ele expressa que “a angústia é o afeto que não engana”. Lacan diz que escolheu esse caminho porque é “o único que nos permite introduzir uma nova clareza quanto à função do objeto, em relação ao desejo.”
A angústia é por ele trabalhada em relação ao enigma do desejo do Outro.
O objeto é o objeto a - que Lacan diz ser sua única invenção -, resto da dialética do sujeito ao Outro e considerado como objeto causa do desejo.
Semanal (quartas–feiras) 20h às 21:30h
Conclusão das últimas lições do seminário da Angústia
Respondentes: Emília Lapa e Lúcia Queiroz
Contato: Diana Oliveira – 81- 98767-4757
Plataforma Meet

O AVESSO DA PSICANÁLISE – SEMINÁRIO XVII DE LACAN (Grupo inicia após o término do seminário da Angústia).

Ementa: "O Avesso da Psicanálise" foi realizado nos anos 1969-1970, em situação que marcava "a terceira vez que Lacan devia garantir um abrigo para manter um ensino público”.
O título do Seminário liga-se ao projeto de Lacan, desde antes de 1968 -- segundo nos esclarece Claude Landmann-- de "retomar o projeto freudiano pelo avesso".
É nesse Seminário que Lacan elabora os quatro discursos: o do mestre, o universitário, o da histérica e o do analista, tendo definido a noção de discurso como aquilo que constitui laço social.
Este tema será o do Seminário de Verão da Associação Lacaniana Internacional (A.L.I.) neste ano de 2024.
Terceiras e quartas quartas-feiras do mês
Hora: das 20h às 21:30h
Respondentes: Emília Lapa e Lúcia Queiroz
Contato: Diana Oliveira – 81- 98767-4757
Plataforma Meet

NOVOS ESTUDOS SOBRE O INCONSCIENTE – CHARLES MELMAN (Grupo inicia após o término do seminário da Angústia).
Ementa:
Primeiras e segundas quartas-feiras do mês
Hora: das 20h às 21:30h
Respondentes: Emília Lapa e Lúcia Queiroz
Contato: Diana Oliveira – 81- 98767-4757
Plataforma Meet

SEXTAS-FEIRAS

SEXTA-FEIRA COM LACAN

Estudo do seminário: O avesso da psicanálise - J. Lacan
Ementa: Seminário 1969-1970: O avesso da psicanálise
Nesse seminário Lacan vai desenvolver os matemas dos quatro discursos, onde ele diz que “vai pegar a psicanálise pelo avesso e justamente dar-lhe seu estatuto...”.
Segundo C. Dorgeuille esse seminário responde as inquietações de Lacan em ver a Universidade pôr a mão sobre a psicanálise e a formação dos analistas.
Assunto muito atual, que volta a tona através das inúmeras “escolas” de formação e tentativas de regulação da psicanálise com que nos deparamos nos últimos anos.
“O Avesso da Psicanálise" foi realizado nos anos 1969-1970, em situação que marcava " a terceira vez que Lacan devia garantir um abrigo para manter um ensino público'.
O título do Seminário liga-se ao projeto de Lacan, desde antes de 1968 -- segundo nos esclarece Claude Landmann-- de " retomar o projeto freudiano pelo avesso".
É nesse Seminário que Lacan elabora os quatro discursos: o do mestre, o universitário, o da histérica e o do analista, tendo definido a noção de discurso como aquilo que constitui laço social.”
Este tema será o do Seminário de Verão da Associação Lacaniana Internacional (A.L.I.) neste ano de 2024.
Segundas e quartas sextas-feiras do mês
Hora: das 10:30h às 12:30h
Respondente: Amélia Lyra 81- 99996-0192
Através da plataforma Zoom