GRUPO: A TRANSFERENCIA NA OBRA DE LACAN

Este grupo, em fase de conclusão. Está focalizado no estudo da transferência, tal como ela é abordada por Lacan no Seminário VIII.

Ele inicia o Seminário falando da temática do Amor (sabemos como Freud fala em seu artigo de 1912, do amor de transferência), utilizando-se do Banquete, de Platão. Diz Lacan: “O problema do amor nos interessa na medida em que nos vai me permitir compreender o que se passa na transferência – e, até certo ponto, por causa da transferência (p. 43) [...] em sua essência, o amante e o amado, observem que não há coincidência. O que falta a um não é o que existe, escondido no outro. Aí está todo o problema do amor” (p. 46). Em seguida, ele trata sobre o objeto do desejo, a questão da castração – a impossível completude aspirada pelo ser humano da qual fala o mito do andrógeno, e seu caráter esférico, exposto por Aristófanes. Lacan faz um desvio pela literatura, através da trilogia de Paul Claudel, tentando mostrar o mito de Édipo hoje e a tragédia do desejo. Finalmente ele vai situar a posição do analista na análise, articulando-a com a posição de Sócrates no Banquete, quando este diz para Alcebíades: “Tudo o que você diz a mim é para ele (indicando Agaton). Lacan finaliza dizendo: “Aí está a função do analista com aquilo que ela comporta de um certo luto” (p. 381).

Informamos que durante o próximo mês de julho, quando o CEF estará de “férias”, faremos uma retomada do Seminário VIII, destacando os pontos essenciais trabalhados por Lacan. Encontros semanais, quartas-feiras, das 18.30 ás 20.30 h. Oportunamente informaremos a data de início do estudo do Seminário: Os quatro conceitos fundamentais da Psicanálise.

Atenciosamente

Maria Lucia de Queiroz Santos