Apresentação

Bem-vindos ao CEF Recife, a qualquer hora, onde quer que estejam. Este espaço - doravante tornado possível graças aos progressos da Ciência - sustenta-se na ética que funda a nossa práxis: a de que o lugar do sujeito, lugar de enunciação, tenha sempre primazia em relação aos enunciados aqui transmitidos.

E que o virtual seja tomado em seu sentido etimológico, isto é, daquilo que poderá vir efetivar-se, a tornar-se concreto, e não como oposto a real, já que ‘virtualidade e atualidade são apenas duas maneiras de ser diferentes’, como nos lembra Jean-Pierre Lebrun. Em outras palavras, que os traços estruturais do registro simbólico possam aqui fazer-se sentir e que o virtual da informática não seja para nós sinônimos de apagamento do simbólico pelo imaginário, de anulação da diferença e do vazio indispensáveis a todo o funcionamento do sujeito verdadeiramente humano, mas seja sinônimo de possibilidade.

O Centro de Estudos Freudianos do Recife, instituição voltada para o ensino e transmissão da Psicanálise, assim como à formação de analistas, tem na palavra de Lacan a marca registrada de sua filiação a Freud, conforme se depreende das referências explícitas e insistentes ao longo de toda a sua obra.

Que a letra aqui veiculada esteja sempre vivificada pelo espírito mais fiel à tradição psicanalítica, animada e enriquecida pela contribuição dos discípulos de Freud e Lacan comprometidos em dar seguimento a uma teoria que se sustenta através dos desafios colocados pela Clínica e pelo “mal-estar da civilização” que ora vivemos.
Esperamos com a abertura deste espaço manter e estreitar laços de trabalho e amizade com todos os que se sentem referidos à Psicanálise.


A Coordenação.