Da Tropologia à Topologia

"O BINÔMIO DE NEWTON
é tão belo como a Vênus de Milo.
O que há é pouca gente para dar por isso."
Fernando Pessoa

Escrituras Lacanianas, Binômio de Newton, Vênus de Milo. Beleza ao nosso alcance a partir do invejável trabalho do Psica-nalista IVAN CORRÊA, um dos fundadores do CEF, Centro de Estudo Freudianos do Recife, que através do domínio de temas apresentados, da agudeza de seu raciocínio e da clareza das suas exposições nos conduz à compreensão do complexo e difícil momento de Jacques Lacan: o Lógico Topológico ou das refor-mulações matemáticas. Período em que o referido psicanalista dedicou-se, sobretudo, ao registro do REAL, então como o IMPOSSÍVEL, para falar sobre o inconsciente como "UM SA-BER QUE NÃO SE SABE" elegendo o axioma NÃO EXISTE
RELAÇÃO (RAPPORT) SEXUAL;  os aforismos NÃO HÁ

OUTRO DO OUTRO, NÃO EXISTE METALINGUAGEM e ainda o Materna S(A), significante da Falta no Outro, apontan¬do na direção da verdade, do inconsciente, apreensível sempre como NÃO TODA, exigindo novos modelos científicos, em torno da noção de INCOMPLETUDE.

É neste sentido, que caminha a fala de Ivan, nas Escrituras Lacanianas, apoiada nos matemáticos, nos filósofos e ainda nos lógicos modernos, os que puderam viabilizar e fundamentar tais idéias. É natural, portanto, a presença e as várias referências aos Estóicos e a Loudovick Wittgenstein que indo de encontro à Lógica Clássica, a predicativa ou ontológica, elegeram como cam¬po da lógica apenas o PENSAR, campo viável através da lógica polivalente que em torno das noções de Função e Argumento prescinde dos princípios de Identidade, Contradição e do Ter¬ceiro Excluído tão caros à Lógica Clássica.

É natural, num momento da utilização da matemática como base para a estrutura das Ciências Humanas, as referências a Gottlob Frege, fundador da Lógica Moderna, a De Morgan e à sua lógica das relações e combinações, a Gõdel cuja lógica enfàtiza a existên¬cia, em todo sistema, de uma fàlha, um buraco, uma fàlta a definir.

Se o momento é dedicado a estrutura do inconsciente com a de um (A), Outro Barrado, são necessárias exposições voltadas às noções de Falta, Buraco, Vazio, Nada e o trabalho realizado em torno dos conceitos de FALTA E NEGAÇÃO abordando os diversos tipos de falta: Castração, Frustração, Privação e as várias formas da NEGAÇÃO: Verneinung (Denegação), as negações de privação, de castração e de incompletude; e os mecanismos da Verleugnung (Desmentido) e da Verwerfimg (Foraclusão).

Se o momento é dedicado ao REAL, Real como gozo e gozo como satisfação da pulsão, é fundamental referências à Escrita, à Letra, para falar sobre o objeto "a", objeto da satisfação da Pul¬são, cuja inexistência admitida teoricamente, requer que seja apre¬sentado, ou melhor, representado por uma notação algébrica, a letra "a". É fundamental ainda uma abordagem sobre as Fórmu¬las Quânticas da Sexuação visto que permite falar sobre o Gozo Fálico, o Masculino e o Gozo Suplementar, o Feminino através de concepções estritamente lógicas que viabilizam a positividade da Falta, da castração como estruturantes, como a estrutura do Sujeito do Inconsciente.

Escrituras Lacanianas, fala preciosa, valiosa àqueles que, como nós, se interessam pela Clínica e pela Transmissão da Psicanálise, trabalho viável graças à incansável dedicação e disponibilidade de IVAN, é bem verdade, e não menos verdadeiro, conseqüência do esforço, interesse e carinho das Psicanalistas TELMA QUEIROZ e ICLÉA DINIZ nas infinitas horas dispensadas à tarefa de Transcrição, Revisão e Articulação das fitas gravadas, às quais, certamente, expressaremos nosso justo reconhecimento através das consultas e pesquisas realizadas a partir deste texto que felizmente colocaram em nossas mãos.

João Pessoa, 05 de Abril de 1996.

Ana Clara Pereira Coelho