Problemas Cruciais para a Psicanálise

Tenhno que agradecer inicialmente, aqui, ao Sr. Michel Roussan que me permitiu utilizar seu próprio trabalho para a presente edição desse seminário.

Há muitos anos Lacan era o objeto de negociatas por parte da I.P.A., junto a um certo número de alunos seus, para fazê-lo se calar. O apoio que lhe fora trazido no ano precedente por várias personalidades para obter-lhe a sala de conferência da Escola Normal Superior foi ao mesmo tempo um reconforto e um estímulo. Mas no início desse novo ano uma certa lassidão o tinha afetado. Jakobson, a quem ele participava seus embaraços, lhe tinha respondido: "Quando tu não sabes o que fazer intitulas teu curso problemas fundamentais".

É o que vale para nós o título, Problemas Cruciais. Sem dúvida é também o que explica que haja poucas novidades nesse seminário, a garrafa de Klein vindo .aí renovar apenas muito pouco os apoios tomados precedentemente por Lacan sobre diversas figuras topológicas. Mas, o grande talento de Lacan em variar a apresentação de temas já elaborados dão, facilmente, a impressão da novidade.

Resta o tema no qual ele tinha pensado, as posições subjetivas, e ao qual ele renunciou: ele é tratado parcialmente nas últimas lições do seminário.

C.D.